Projetos

Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelo LENAQ.

Os projetos de extensão desenvolvidos pelo LENAQ entre 2019 e 2024 refletem nosso compromisso com a aproximação entre ciência e sociedade. Atuamos na promoção de espaços de diálogo e formação em que o conhecimento científico — especialmente no campo do Ensino de Ciências — é mobilizado para fomentar reflexões críticas, decisões informadas e a participação ativa da comunidade. As ações aqui reunidas envolvem escolas, professores, estudantes e a própria universidade.


2024 (em desenvolvimento)

Projeto de Pesquisa: Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica. 

Este projeto de pesquisa tem como foco o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias baseadas em processos eletroquímicos para a degradação de poluentes emergentes em diferentes matrizes líquidas. Envolve a criação de novos materiais catalíticos, sensores eletroquímicos e a avaliação da eficiência desses processos no controle da poluição e na proteção ambiental. Além da produção de conhecimento científico, o projeto contempla ações de divulgação científica voltadas à sociedade, com destaque para estudantes e professores da rede pública de ensino, promovendo o diálogo entre ciência, educação e cidadania.

Projeto financiado pela FAPESP – Processo nº 2022/12895-1.


2023 (Finalizado)

Projeto de Extensão: Do micro ao macro: divulgando as ciências da natureza em comunidades ribeirinhas do Anavilhanas.

20250411_125754_0000.jpg20250411_125217_0000.jpg20250411_124945_0000.jpg

A exposição itinerante Do micro ao macro: divulgando as ciências da natureza em comunidades ribeirinhas do Anavilhanas percorreu comunidades do Rio Cuieiras, no Amazonas, promovendo atividades de divulgação científica e tecnológica. Ao longo de dez dias, um barco realizou paradas em diferentes localidades, oferecendo ações interativas voltadas principalmente a jovens em idade escolar, mas também abertas à participação de toda a comunidade. O projeto contribuiu para a popularização da ciência em regiões distantes de Manaus, promovendo alfabetização científica e tecnológica com base na interdisciplinaridade e no respeito às culturas amazônicas.

Projeto realizado com apoio da FAPEAM.


2022 (em desenvolvimento)

Projeto de Pesquisa: SinBiAm - Sínteses da Biodiversidade Amazônica.

O projeto INCT-SinBiAm propõe a criação de uma rede transdisciplinar e interinstitucional voltada à realização de pesquisas de síntese sobre a biodiversidade terrestre e aquática da Amazônia. A iniciativa busca superar limitações metodológicas e tecnológicas presentes em bases de dados atuais, promovendo a integração de informações de diferentes estudos, ambientes e grupos taxonômicos. O SinBiAm visa não apenas avançar o conhecimento científico sobre os impactos de múltiplos distúrbios ambientais, mas também produzir subsídios relevantes para políticas públicas, fortalecer laboratórios da região Norte e promover ações educativas e de divulgação científica, contribuindo para a formação de futuras gerações de cientistas, educadores e tomadores de decisão na Amazônia.

Projeto financiado pelo CNPq – Processo nº 406767/2022-0.


2019 (Finalizado)

Projeto de Extensão: Projeto Pensar: Experimentação Investigativa.

Design sem nome_20250411_135922_0000.jpgDesign sem nome_20250411_140100_0000.jpgDesign sem nome_20250411_140502_0000.jpg

O Projeto Pensar foi uma ação de extensão voltada à promoção da metodologia investigativa com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, colocando-os como protagonistas na realização de atividades experimentais. A proposta envolveu a resolução de problemas científicos por meio da formulação e testagem de hipóteses, valorizando o debate entre pares e o desenvolvimento da autonomia intelectual. Foram realizados dois encontros e desenvolvidas cinco atividades experimentais, seguidas de discussões orientadas que destacaram o “erro” como parte essencial do processo científico. Para além da aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, o projeto buscou ressignificar a compreensão dos alunos sobre o trabalho científico, evidenciando que a principal ação de um cientista é, antes de tudo, pensar.

Projeto realizado com apoio da UFAM.